Translate

sábado, 14 de setembro de 2013

Lúpus Eritematoso Sistêmico

INTRODUÇÃO E DEFINIÇÕES

O lúpus é uma doença sistêmica, de natureza auto-imune, caracterizada pela presença de diversos auto-anticorpos e considerada o protótipo das doenças por imune-complexos. Caracteriza-se por promover quadros inflamatórios em todos os órgãos, o que determina uma apresentação clínica polimórfica, que nas suas fases iniciais pode dificultar o diagnóstico preciso.
O conhecimento das principais características clínicas da doença é muito importante, pois auxilia sobremaneira o diagnóstico, uma vez que a primeira sintomatologia pode ocorrer num único órgão ou sistema, retardando a sua suspeita. As suas manifestações clínicas podem aparecer isoladamente, de forma consecutiva ou aditiva, principalmente nos primeiros cinco anos da doença, que é o período no qual ela habitualmente mostra os locais preferenciais de comprometimento.
Os critérios diagnósticos servem de guia na verificação dos diversos sistemas. Estes são constituídos de 11 parâmetros clínicos e laboratoriais, e devem estar presentes quatro destes de forma consecutiva ou seriada para se classificar um paciente com lúpus eritematoso sistêmico (LES) (tabela 1).
Cabe salientar ainda que existam sinais e sintomas que, embora não façam parte desses critérios, podem freqüentemente estar presentes no início da doença. Neste sentido, torna-se imperativo verificar minuciosamente o envolvimento pregresso dos sistemas, pesquisando principalmente os sintomas mais encontrados na doença na busca de pistas para o seu diagnóstico.

Tabela 1: Critérios revisados para a classificação de LES
Para o diagnóstico de LES, pelo menos quatro dos critérios abaixo devem estar presentes de forma consecutiva ou seriada
1. Rash malar
5. Artrite
Não erosiva de duas ou mais articulações
Pleurite e/ou;
Pericardite
7. Renal
Proteinúria maior que 0,5 g/d e/ou;
Cilindros
8. Neurológico
Convulsão e/ou;
Psicose
9. Hematológico
Leucopenia menor que 4.000/mme/ou;
Linfopenia menor que 1.500/mme/ou;
Plaquetopenia menor que 100.000/mm3
10. Alterações imunológicas
Anticorpos anti-DNA e/ou;
Anticorpos anti-SM e/ou;
Anticorpos antifosfolípide (anticardiolipina IgG/IgM; anticoagulante lúpico, VDRL falso positivo)
11. Anticorpos antinucleares (FAN)
Adaptada de Hochberg, 1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário